Com o mundo globalizado, torna-se relevante fornecer o acesso a informática a pessoas que possuem necessidades educacionais especiais.
Sendo assim a informática, hoje tão presente em nossas vidas é extremamente necessária, pois permite que a pessoa com deficiência utilize os recursos disponíveis no computador, com o auxílio visual, auditivo, motor e interativo para facilitar a sua aprendizagem e comunicação.
A utilização da tecnologia para o processo ensino aprendizagem na educação especial, atende necessidades especificas no âmbito de cada deficiência, seja ela mental, físico sensorial e motor, com influência nas dimenões sociais afetivas.
Essa ferramentas propicia um ambiente de aprendizagem estimulador e diferenciado, despertando o interesse e suas habilidades cognitivas em diversas áreas do conhecimento.
A informática especial é um recurso que possibilita novas experiências favorecendo o desenvolvimento da pessoa com deficiência, pois a utilização deste recurso atende a uma diversidade de patologias e faixa etária. Sendo assim o trabalho pedagógico nesta pespectiva tem maior amplitude, possibilitando a interatividade entre o trabalho desenvolvido no laboratório de informática e na sala de aula.
Por Fabíola Vargas e Rejane Carneiro
Por Fabíola Vargas e Rejane Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário