Faça sua parte

Faça sua parte

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um pouquinho da nossa história...

 A E. M. Prof. Marcos Gil, Núcleo de Educação Especial, foi inaugurada em 26 de abril de 2007. Com o objetivo de atender as crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência complexa, que ainda não podem se beneficiar da inclusão escolar em classes comuns, além da Estimulação Precoce para bebês.
A escola conta com 8 salas de aula funcionando em três turnos, com um total de 284 alunos. Nossos professores são especialistas em Ed. Especial admitidos através de concurso público. Nossos turnos são organizados por faixa etária, adolescentes pela manhã, crianças à tarde e adultos à noite. Procuramos dispor as turmas de acordo com a idade e habilidades já instaladas no aluno, além das turmas exclusivas para alunos surdos, com educação bilíngue.
Além da escolaridade, oferecemos Clube de Leitura, Laboratório de Informática, Profs. de Educação Física, Profs. de Artes Plásticas, Prof. de Música e projeto de Judô em parceria com a SEMAS. As crianças são beneficiadas com transporte escolar adaptado com elevador para alunos usuários de cadeiras de rodas.
Nosso currículo e planejamento são construídos e revisados anualmente pelo coletivo de profissionais e executado a partir de projetos de trabalho que envolva toda a escola, com culminância periódica. Sempre que possível procuramos envolver as famílias nas atividades pedagógicas. Freqüentemente organizamos aulas-passeio com o objetivo de integração ao tema trabalhado no período e socializar os alunos com novas experiências.
Como Núcleo de Educação Especial atende aos alunos incluídos de toda a rede municipal de ensino, encaminhados pelas escolas para avaliação e acompanhamento multidisciplinar com a equipe de Psicólogos, Fonoaudióloga e Fisioterapeuta.
O Prof. Marcos Gil foi indicado pela Câmara Municipal de Vereadores como patrono de nossa escola. Foi professor estadual e municipal de História e militante combativo nas causas de defesa de direitos das minorias. Cidadão mesquitense nunca se omitiu perante um bom combate. Faleceu em 2003, aos 37 anos de idade.

Um comentário: